Uma situação triste que se espalha por vários povoados de Vitória da Conquista, é a escassez de água. Com a longa estiagem enfrentada pelo município, não é somente a agricultura e pecuária que sentem os impactos não, as atividades simples do dia a dia também estão bastante prejudicadas.
No povoado de Rancho Alegre, por exemplo, está complicado para limpar casa, lavar pratos, lavar roupas, tomar banho e até mesmo para beber água. Falta água para absolutamente quase tudo.
Por lá, eles dependem da Operação Carro Pipa para ter acesso a água, ação que é feita em parceria entre prefeitura e exército. Mas os moradores dizem que a água que vai pra lá é insuficiente. Apenas três casas são abastecidas e o restante da população tem de ir a esses reservatórios pegar água. Eles dizem também que esse abastecimento tem sido feito num intervalo muito longo.
Essa situação muito difícil foi mostrada em reportagem exibida pela TV Sudoeste. Teve morador que disse que morava no local há mais de 30 anos e que sempre foi essa dificuldade, e nunca ninguém resolve nada.
Em nota, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural disse que devido à extensão da estiagem que castiga a maior parte da zona rural do município, a demanda por carro-pipa tem sido cada vez maior. Disse também que houve contratação de mais 10 carros-pipa, aumentando a frota para 20 veículos que irão atender a todos os povoados e distritos do município.
Fonte http://www.blogdorodrigoferraz.com.br